Maus tratos a idosos. Diligências. MP. DIAP de Setúbal
No âmbito de um inquérito que corre termos na 3.ª Secção do DIAP de Setúbal, onde se investiga a prática do crime de maus-tratos a idosos, realizaram-se esta segunda-feira, 2 de dezembro, três buscas domiciliárias a residências onde funcionavam lares ilegais, no município de Palmela.
A ação foi acompanhada e coordenada pela Procuradora da República do DIAP de Setúbal titular do inquérito, coadjuvada pelo NIAVE da GNR de Setúbal e conduzida pela Investigação Criminal do Comando Territorial de Setúbal, da Unidade de Intervenção (UI), da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras (UCCF), em colaboração com a Segurança Social de Setúbal e visa investigar as várias denúncias da prática reiterada do crime de maus tratos a idosos naquelas residências, e salvaguardar a segurança e bem-estar dos idosos ali acolhidos. A ação culminou no encerramento imediato de um desses estabelecimentos por não garantir as condições mínimas de higiene, salubridade e segurança dos idosos, em número de seis. Dois deles tiveram mesmo de receber assistência hospitalar, por apresentarem ferimentos e suspeita de sobredosagem de medicação.
No local estiveram presentes os Bombeiros Voluntários da localidade, que encaminharam os idosos à Unidade Hospitalar, ficando os demais à responsabilidade da Segurança Social.
A principal suspeita foi identificada e as investigações continuam sob direção do DIAP de Setúbal.