Roubo. Abuso de cartão de garantia ou de cartão dispositivo ou dados de pagamento. Prisão preventiva. Apresentação periódica. MP. DIAP de Santarém

comarca santarem noticias 2

O Ministério Público apresentou a primeiro interrogatório judicial dois detidos pela prática de dois crimes de roubo e de dois crimes de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento

Os arguidos foram detidos no dia 16 de setembro de 2025 na sequência de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público.

Os factos ocorreram nos dias 7 de junho e 24 de agosto de 2025, em locais distintos. Encontra-se indiciado que os arguidos abordaram as vítimas e, mediante uso de força física, apoderaram-se de quantias em dinheiro, equipamentos telefónicos e cartões de débito.

Na posse dos cartões de débito os arguidos utilizaram os mesmos com recurso ao sistema contacless, em várias ocasiões e em diversos locais, para realizar operações bancárias que lesaram os ofendidos.

Presentes a juiz, findo o interrogatório, no dia 16 de setembro de 2025, em consonância com o requerido pelo Ministério Público, foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva a um dos arguidos, que se encontrava em liberdade condicional, e ao outro arguido a medida de coação de obrigação de se apresentar duas vezes por semana, no posto policial da área da sua residência.

O inquérito prosseguirá termos na 4.ª Secção do DIAP da comarca de Santarém com a coadjuvação da PSP de Santarém.